Sobre Sustentabilidade
As primeiras preocupações e alertas de que o desenvolvimento moderno, industrializado, estava prejudicando o planeta começaram a acontecer em meados do século passado. O termo sustentabilidade, atrelado às questões ambientais, surgiu em 1972, durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ou Conferência de Estocolmo. De lá para cá este conceito muito se modificou e hoje ele ampliou-se, para envolver várias outras questões, que dizem respeito não só à natureza em si, mas também às sociedades e seu sistema econômico.
Atualmente falar em sustentabilidade é falar em desenvolvimento sustentável, que trata da busca pelo progresso econômico sem prejuízo ao meio ambiente e preocupando-se também com as questões sociais, tanto para a população atual, quanto para as futuras. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é "o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações." É o desenvolvimento que preocupa-se em não esgotar recursos naturais, preservando-os para o futuro. Essa definição surgiu, em 1987, na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar os dois objetivos: o do desenvolvimento econômico e da conservação ambiental (via WWF). Alcançar esse modelo de desenvolvimento depende fundamentalmente do engajamento coletivo, que inclui a ação da sociedade civil, das empresas e dos países.
Assim, o desenvolvimento sustentável baseia-se em três princípios, que são os pilares de sua proposta:
Sustentabilidade ambiental: a forma como a sociedade comporta-se em relação ao uso dos bens naturais disponíveis, adaptando as condições de produção e consumo, de forma a assegurar que o meio ambiente tenha condições de se autorregenerar, ou seja, respeitando os limites biológicos de recuperação do ecossistema, preocupando-se em procurar soluções para questões ambientais atuais e também para as gerações futuras.
Sustentabilidade econômica: “é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.” (via SEBRAE)
Sustentabilidade social: significa criar um padrão estável de crescimento sustentável, visando uma melhor distribuição de renda, com redução das diferenças sociais e aumentando o acesso aos direitos e serviços básicos, como educação e saúde, por exemplo. O objetivo principal é ampliar o bem estar e a qualidade de vida nas sociedades.
De forma prática, para alcançarmos um mundo sustentável precisamos todos nos engajar e modificar hábitos que prejudicam o planeta, substituindo-os por ações preocupadas e comprometidas com o meio ambiente, com a sociedade e com as práticas produtivas e econômicas ambientalmente responsáveis.
Isso se aplica desde nossas pequenas ações individuais do dia-a-dia, como economizar água enquanto escovamos os dentes, passando por nossas escolhas de consumo e dos serviços que usamos, até o comprometimento com a demanda de atitudes sustentáveis por nossa sociedade, nossas empresas e nossos governos.
SUSTENTABILIDADE É AGORA OU NUNCA!
um negócio TAMBÉM PODE SER sustentável?
01
NÃO SÓ PODE, COMO DEVE!
02
NÃO HÁ MAIS DESCULPAS, NEM HÁ MAIS TEMPO!
03
A PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL TEM QUE SER DE TODOS, E TEM QUE SER PRA JÁ!
Sim!
Da mesma forma que nós, individualmente, precisamos estar conscientes de nosso papel na conservação ambiental e, a partir daí, adotar hábitos cada vez mais sustentáveis; e também como os governos no mundo inteiro vêm se determinando em pesquisar, criar e cumprir agendas comprometidas em modificar a sociedade e a economia, para tentar reverter os grandes danos ambientais já causados e prevenir novos impactos no planeta; também as empresas, pequenas ou grandes, precisam se conscientizar que devem e podem fazer muito para a conservação ambiental e a sustentabilidade das sociedades e economias.
Considerando que ser sustentável pressupõe ter ações comprometidas com os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico; uma empresa sustentável deverá mostrar-se como uma organização que pensa e age de forma preocupada com o modo como seus produtos e processos impactam a sociedade, o meio ambiente e a economia local.
Dessa forma, quer seja uma empresa de produção, quer seja uma de comercialização, ela deve escolher processos que envolvam o uso de recursos ambientais sustentáveis, promovam o bem estar e a qualidade de vida de toda a sociedade em seu entorno e garantam um sucesso econômico duradouro não só para si, mas também para todos os agentes envolvidos em sua atividade, desde colaboradores a fornecedores.
A BALAIO - GARIMPO DECOR leva esse compromisso muito a sério e se orgulha de poder contribuir para criarmos um mundo mais saudável, mais possível e mais sustentável.
Nossos Compromissos com a Sustentabilidade
Celebrar as técnicas tradicionais do fazer manual, valorizando artesãos e artistas e suas comunidades, ao mesmo tempo acolhendo a contribuição de designers contemporâneos, sem perder de vista a qualidade e a originalidade de cada peça individualmente.
O uso de matérias primas de baixo impacto ambiental é condição básica em nossa curadoria. Peças feitas com materiais renováveis, biodegradáveis, menos poluentes e mais duráveis formam o mix que apresentamos em nossa LOJA, com muito orgulho.
Além da sustentabilidade estar no centro de nossa curadoria de peças, procuramos também utilizar nossos canais de comunicação, como este site e nossas redes sociais, para divulgar e reforçar entre nosso público a importância da consciência ambiental em nossas práticas.
Artesãos e designers cuja produção prioriza práticas não poluentes, a reciclagem, a reutilização de materiais, o baixo consumo de água e energia, têm prioridade em nossa seleção, pois estão em sintonia com o que acreditamos.
A redução do uso do plástico em nossa sociedade deveria ser a preocupação número um de cada pessoa. Existem no mercado opções de substituição para quase todos os produtos. Aqui, na BALAIO - GARIMPO DECOR, estamos atentos para a escolha de embalagens feitas de materiais sustentáveis, tanto em nossa logística, quanto por nossos fornecedores.
Impactos positivos econômicos em comunidades de menor poder aquisitivo e pequenos fornecedores, através do empoderamento dos artesãos e a viabilização do comércio de sua produção para mercados maiores.